Sobre a tectónica nos Açores apenas precisamos de saber que é um ponto de junção tripla (Placa norte-americana, africana e euroasiática) e que se distingue em 2 estruturas principais a dorsal média atlântica e a falha Açores-Gibraltar, com o rifte da terceira. E que o arquipélago dos Açores e uma região que apresenta elevado risco sísmico. É preciso explicar e dizer mais alguma coisa??
Olá, Faz uma revisão dos exercícios da Ficha "Situação particular dos Açores" que resolvemos na aula. Falta a referência à actividade vulcânica - exercício nº 3
Olá 8ºG, Quanto à tua dúvida, gostava que fizesses o seguinte:
1º Vai à página 130 do manual e lê com atenção o primeiro parágrafo 2º Tenta fazer um resumo e retira a tua definição de "rocha dúctil" 3º Agora, vai à página 131 do manual e lê com atenção o primeiro parágrafo 4º Tenta fazer um resumo e retira a tua definição de "rocha frágil" 5º Lê com atenção os 2 últimos parágrafos da página 129. 6º Lê com atenção o 1º, 2º, 3º, 4º e 5ºpontos da página 135
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Olá Diana As páginas 188 e 189 são úteis para te orientares/rever (se estiver esquecido) as características das 2 "camadas" da Terra mais directamente envolvidas no mecanismo de movimento das placas: a litosfera e a astenosfera - no modelo físico /crosta (oceânica e continental) e manto - no modelo químico
Ora muito boa tarde professora Ana, tenho várias dúvidas e agradecia que me as conseguisse esclarecer, eis as seguintes:
1º-É necessário saber as definições do esquema dos sismos (exmpl: sismo, é...., ondas sismicas são.... ) 2º Qual é a diferença entre falha normal e falha inversa ? 3º- Na página 163, pergunta 1.7 4º- Na página 162 na figura 3 é uma falha, que tipo de falha é ?
1º resposta: Tens de ser capaz de responder a questões idênticas às da 6 primeiras alíneas da actividade da página 163
2º resposta: Quanto às falhas normais e inversas, gostava que fizesses o seguinte:
Lê com atenção o quadro com a descrição dos vários tipos de falhas, na página 131. Faz um resumo por palavras tuas ou com esquemas teus. Resolve os exercícios da Ficha 8 do Caderno de Actividades. Quando acabares corrije as tuas respostas usando as propostas de solução do final do Caderno de Actividades. Resolve os TPC que foram marcados no manual: pág 136 e 237
3º resposta: Lê com atenção o texto da actividade da página 163. A resposta da questão 1.7 está no texto.
4º A figura 3 da página 162 não terá sido feita para classificar falhas, mas parece ser uma falha vertical
"Motor" é o que imprime movimento. Por exemplo o "motor" da tua bicicleta são as tuas pernas, o "motor" do autocarro é um mecanismo que transforma a energia fornecida por um combustível em energia mecânica, que move o autocarro, o "motor" dos geradores eólicos é o vento...
então podemos dizer que o "motor" é o calor da terra ? se a professora me perguntar: o que entendes por motor eu respondo: - motor e aquele que imprime movimento ? não é muito pouco para fazer uma resposta completa ? obrigada.
Os exercícios das pág 136 e 137 são TPC de algumas turmas e serão corrigidos (como costume) na aula antes do teste, aí será mais fácil tirar as dúvidas de resolução.
Posso ajudar-te se me especificares qual é a tua dúvida em cada um dos exercícios, o teu problema está no enunciado? nas figuras? nos conceitos? Tens de me explicar qual a dúvida para te poder ajudar
ola prof estou a escrever aqui porque nao tem o tema da actividade vulcanica, tenho uma duvida: - porque e que chove quando a uma eurupção vulcanica. boa tarde
Quando abres uma garrafa de coca cola 1º sai os gases (magma) e so depois e que sai a coca cola em si (lava) Esta aqui mais uma ajuda para compreenderes melhor bjs
Magma nao é sinonimo de gases vulcânicos porque magma é rocha fundida rica em gases, mas nao é um gás certo? Numa erupcção pode ser extraído magma e lava "ao mesmo tempo"?
Por estarem fundidas (devido aos elevados valor de temperatura e pressão) essas "rochas" estarão no estado líquido e não no estado gasoso.
Extrair "magma" em vez de "lava" e conhecer a composição dos materiais/ rochas profundas é o sonho dos vulcanólogos, espreita a fig e legenda da pág 179, daí correrem muitos riscos que parecem despropositados às pessoas "normais".
O problema é que à superfície o "magma" já chega desgaseificado ou seja já chega em forma de lava :(( e sem os gases a composição química e mineral já é diferente :(((
Professora, Sempre sai as medidas preventivas(sismos)para o teste? É que a professora não mencionou essas paginas na aula antes do teste! E já agora eu tenho uma divida sobre a matéria se a pudesse esclarecer eu agradecia: O que é o cone vulcânico? NA Pág. 142 FIG,2 náo dá para perceber muito bem!
Sobre a tectónica nos Açores apenas precisamos de saber que é um ponto de junção tripla (Placa norte-americana, africana e euroasiática) e que se distingue em 2 estruturas principais a dorsal média atlântica e a falha Açores-Gibraltar, com o rifte da terceira. E que o arquipélago dos Açores e uma região que apresenta elevado risco sísmico. É preciso explicar e dizer mais alguma coisa??
ResponderEliminarOlá,
EliminarFaz uma revisão dos exercícios da Ficha "Situação particular dos Açores" que resolvemos na aula.
Falta a referência à actividade vulcânica - exercício nº 3
Continuação de bom estudo
Ana Paula
O que é a Biogeografia?
ResponderEliminarOlá Mariana,
EliminarLê com atenção as perguntas e as respostas da ficha de trabalho "Tectónica e Biogeografia" e a página 132 do Manual.
Bom estudo
Ana Paula
Será que e isso: A biogeografia é a distribuição geográfica dos seres vivos na Terra.
EliminarMuito obrigada pela ajuda professora :)
EliminarCerto! :)
EliminarAté amanhã Mariana
Ana Paula
qual a diferença entre rochas dúcteis e frágeis? e o que precisamos de saber sobre a parte do comportamento das rochas?
ResponderEliminarobrigada :)
Olá 8ºG,
ResponderEliminarQuanto à tua dúvida, gostava que fizesses o seguinte:
1º Vai à página 130 do manual e lê com atenção o primeiro parágrafo
2º Tenta fazer um resumo e retira a tua definição de "rocha dúctil"
3º Agora, vai à página 131 do manual e lê com atenção o primeiro parágrafo
4º Tenta fazer um resumo e retira a tua definição de "rocha frágil"
5º Lê com atenção os 2 últimos parágrafos da página 129.
6º Lê com atenção o 1º, 2º, 3º, 4º e 5ºpontos da página 135
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Também podes recorrer ao caderno diário.
EliminarEsse apontamento foi feito no quadro... deves ter passado ;)
as páginas 171 e 172 saem para o teste?
ResponderEliminarSó no teste de Janeiro de 2013 :)
ResponderEliminarAté amanhã
Ana Paula
Professora, sai no teste as págs.188 e 189??
ResponderEliminarOlá Diana
ResponderEliminarAs páginas 188 e 189 são úteis para te orientares/rever (se estiver esquecido) as características das 2 "camadas" da Terra mais directamente envolvidas no mecanismo de movimento das placas: a litosfera e a astenosfera - no modelo físico /crosta (oceânica e continental) e manto - no modelo químico
Bom estudo
Ana Paula
Obrigada pela informação professora
EliminarProfessora é preciso saber a definição de sismo??
ResponderEliminarE´sim
EliminarProfessora nós temos de saber de cor as tabelas das págs.165 e 167??
ResponderEliminarOlá Diana,
EliminarSe precisares de usar a Escala de Mercalli eu dou-te a Escala.
Por isso não tens de decorar, mas tens de saber ler a Escala.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
Ora muito boa tarde professora Ana, tenho várias dúvidas e agradecia que me as conseguisse esclarecer, eis as seguintes:
ResponderEliminar1º-É necessário saber as definições do esquema dos sismos (exmpl: sismo, é...., ondas sismicas são.... )
2º Qual é a diferença entre falha normal e falha inversa ?
3º- Na página 163, pergunta 1.7
4º- Na página 162 na figura 3 é uma falha, que tipo de falha é ?
Muito Obrigada pela sua disponibilidade :)
Olá Anónimo,
Eliminar1º resposta:
Tens de ser capaz de responder a questões idênticas às da 6 primeiras alíneas da actividade da página 163
2º resposta:
Quanto às falhas normais e inversas, gostava que fizesses o seguinte:
Lê com atenção o quadro com a descrição dos vários tipos de falhas, na página 131.
Faz um resumo por palavras tuas ou com esquemas teus.
Resolve os exercícios da Ficha 8 do Caderno de Actividades. Quando acabares corrije as tuas respostas usando as propostas de solução do final do Caderno de Actividades.
Resolve os TPC que foram marcados no manual: pág 136 e 237
3º resposta:
Lê com atenção o texto da actividade da página 163. A resposta da questão 1.7 está no texto.
4º A figura 3 da página 162 não terá sido feita para classificar falhas, mas parece ser uma falha vertical
Continuação de bom estudo
Ana Paula
boa tarde a prof pode me dizer o que significa motor ?
ResponderEliminarOlá Anónimo,
ResponderEliminar"Motor" é o que imprime movimento.
Por exemplo o "motor" da tua bicicleta são as tuas pernas, o "motor" do autocarro é um mecanismo que transforma a energia fornecida por um combustível em energia mecânica, que move o autocarro, o "motor" dos geradores eólicos é o vento...
então podemos dizer que o "motor" é o calor da terra ?
ResponderEliminarse a professora me perguntar: o que entendes por motor eu respondo:
- motor e aquele que imprime movimento ? não é muito pouco para fazer uma resposta completa ? obrigada.
estou a escrever em anonimo porque nao tenho conta professora
ResponderEliminarOlá Professora tenho algumas dívidas e gostava que a Professora me exclarecesse que são:
ResponderEliminar1ª nós precisamos de saber legendar a figura da atividade da pág.163?.E como?
2ºnós precisamos de saber a definição de tsunamis?
Boa Noite Professora
Desculpe Professora mas tem mais uma dúvida, as págs.169,170 e 171 saiem no teste??
ResponderEliminartenho*
ResponderEliminarOlá professora tenho um dúvida:
ResponderEliminarO que é que precisamos saber sobre os Açores?
ola professora tenho umas duvidas:
ResponderEliminar- pag 136 1.1,1.4, 1.2, 2.3, 2.4 e 2.2
- pag 137 3.3, 3.4
obrigada e boa noite
Olá,
EliminarPodes dizer-me de que turma és?
Os exercícios das pág 136 e 137 são TPC de algumas turmas e serão corrigidos (como costume) na aula antes do teste, aí será mais fácil tirar as dúvidas de resolução.
Posso ajudar-te se me especificares qual é a tua dúvida em cada um dos exercícios, o teu problema está no enunciado? nas figuras? nos conceitos?
Tens de me explicar qual a dúvida para te poder ajudar
Ana Paula
Professora há apoio ,tambem na quarta feira?
ResponderEliminarola professora tenho uma duvida mas a professora ainda nao pos o tema da actividade vulcanica...
ResponderEliminarTens toda a razão!
EliminarVou responder às dúvidas abaixo e a seguir abro o tema
Até já
Ana Paula
ola prof estou a escrever aqui porque nao tem o tema da actividade vulcanica, tenho uma duvida:
ResponderEliminar- porque e que chove quando a uma eurupção vulcanica.
boa tarde
Olá!
EliminarLê o 1º parágrafo da página 148
Espero ter ajudado :)
Excelente dica :)))
EliminarAna Paula
há*
ResponderEliminarTENHO UMA DUVIDA
ResponderEliminarPAG 141 ACTIVIDADE PERGUNTA 3
OBRIGADA
Olá Anónimo,
EliminarProcura a resposta no teu caderno diário.
Resolvemos todos os exercícios da actividade da página 141 na 1ª aula deste período.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
boa tarde prof ana, tenho ua duvida pag 141 ex 4 da actividade boa tarde e obrigado
ResponderEliminarOlá Anónimo,
EliminarProcura a resposta no teu caderno diário.
Resolvemos todos os exercícios da actividade da página 141 na 1ª aula deste período.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
prof na figura 2 da pag 142, a dita chamine lateral pode ser classificada por uma chamine secundaria ?
ResponderEliminarboa tarde, e espero que tenho possobilidade de me responder, obrigada ;)
Olá Anónimo,
EliminarPode.
Se vires com atenção a legenda, a chaminé lateral "abre" num cone secundário.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
Olá professora o que são eurupções fissurais ?
ResponderEliminarOlá Anónimo,
EliminarA leitura da página 142 ajuda-te a encontrar a resposta.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
olá professora Ana, tenho uma duvida na pág 144 na pergunta 1.5.
ResponderEliminarobrigada e uma resto de uma bom sábado ;)
Olá Anónimo,
EliminarA leitura da página 142 ajuda-te a encontrar a resposta.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
Olá professora Ana tenho uma dúvida:
ResponderEliminar- Qual a diferença de magma e lava ?
Obrigada.
Olá!
EliminarEnquanto que o magma tem gases a lava não tem...
Espero ter ajudado :)
;)))
EliminarAna Paula
Quando abres uma garrafa de coca cola 1º sai os gases (magma) e so depois e que sai a coca cola em si (lava) Esta aqui mais uma ajuda para compreenderes melhor bjs
EliminarCuidado Mariana!
Eliminar"Gases vulcânicos" não é sinónimo de "magma"
Coca-Cola sem gás é uma boa analogia para lava
Coca-Cola com gás é uma boa analogia para magma
Magma nao é sinonimo de gases vulcânicos porque magma é rocha fundida rica em gases, mas nao é um gás certo?
EliminarNuma erupcção pode ser extraído magma e lava "ao mesmo tempo"?
Certo Mariana!
EliminarPor estarem fundidas (devido aos elevados valor de temperatura e pressão) essas "rochas" estarão no estado líquido e não no estado gasoso.
Extrair "magma" em vez de "lava" e conhecer a composição dos materiais/ rochas profundas é o sonho dos vulcanólogos, espreita a fig e legenda da pág 179, daí correrem muitos riscos que parecem despropositados às pessoas "normais".
O problema é que à superfície o "magma" já chega desgaseificado ou seja já chega em forma de lava :(( e sem os gases a composição química e mineral já é diferente :(((
Professora,
ResponderEliminarSempre sai as medidas preventivas(sismos)para o teste? É que a professora não mencionou essas paginas na aula antes do teste!
E já agora eu tenho uma divida sobre a matéria se a pudesse esclarecer eu agradecia:
O que é o cone vulcânico? NA Pág. 142 FIG,2 náo dá para perceber muito bem!
Olá Mariana,
EliminarAs medidas preventivas de catástrofes serão tratadas em Cidadania, avisei-vos na aula :((
Quanto à tua dúvida, a Júlia já te deu uma boa dica ;)
A leitura da página 142, ajuda a perceber a Fig 2.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
o cone vulcânico e o vulcão em si! e tens varios tipos de vulcões cone, fissural, submarino e escudo, espero ter ajudado bjs. :)
ResponderEliminarola professora, como se caracteriza uma erupçao vulcanica ? e se é explosiva, efusiva e mista ? esta certo ?
ResponderEliminarOlá Anónimo,
EliminarNão entendi a tua dúvida :((
podes explicar?
Ana Paula