olá professora, estou a escrever aqui, porque não encontrei o tema " dinâmica interna da terra". queria que a professora me tirasse uma duvida, que é a seguinte: - como é que cresce fundo oceânico? obrigada (: e agredecia que pussese os slides ;)
Obrigado pela indicação da "falta do tema", já está resolvido.
Já tens disponíveis os slides (das aulas) em 3 separadores do caderno diário 2012 - 2013: - Estrutura interna da Terra - Deriva dos Continentes - Tectónica de Placas
Se tiveres dificuldades em visualizar avisa-me, ou por aqui ou pelo mail do costume (naturalmenteciencias@gmail.com)
Quanto à tua dúvida, gostava que fizesses o seguinte:
1º Vai à página 115 do manual e lê com atenção a "Actividade: Hipótese da expansão dos fundos oceânicos" 2º Relê a 4ª frase desse texto ( é aquela que sublinhámos no Apoio). 3º Agora, vai à página 119 do manual, abaixo da figura 14 tens a explicação "Como se dá o movimento da placas litosféricas" 4º Lê com atenção os 2 parágrafos relativos aos números 1 e 2 da figura 14 (são os 2 primeiros pontos dessa explicação) 5º Lê com atenção a explicação sobre "Limites divergentes" da página 121 6º Lê com atenção o 6º e 7ºpontos da página 125
Finalmente, vai ao separador 2012-2013 do "Caderno Diário" do Naturalmente e escolhe "Tectónica de placas", a animação "Expansão do fundo oceânico" (também viste na aula) vai dar-te uma ajuda a visualizar o processo.
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Muito obrigada professora Ana (; Segui todos os passos e obtive o seguinte: - O fundo oceânico cresce, quando ao magma ascende á superficie terrestre através do rifte. Ao atingir a superficie, o magma arrefece e empurra as placas de cada lado da dorsal, em sentidos opostos em dirrecção ás margens dos continentes. Até segunda, e obrigada :D
Olá professora tenho uma duvida sobre as criticas que eram feitas a Wegener: As criticas feitas a Wegener eram: E fisicamente impossível mover um continente sobre fundo oceânico; Que forças seriam suficientemente poderosas para fragmentar um enorme super continente; entre outras...
E depois Wegener dizia que as forças resultantes eram do movimento de rotação da Terra, da atração do Sol, e da Lua
E agora a minha pergunta é: Porque e que não podiam ser essas as forças resultantes?
As críticas foram dirigidas ao "mecanismo" e ao "motor" proposto por Wegener para a Deriva.
As críticas mais "demolidoras" foram as do matemático e físico Harold Jeffreys que provou a impossibilidade dos mecanismos propostos por Wegener para a migração continental. Por intermédio de cálculos simples, Jeffreys demonstrou que as forças geradas pela rotação da Terra não teriam a menor possibilidade de ocasionar a “migração dos continentes”, seria necessário multiplicá-las por 10x10x10x10x10x10. Também demonstrou que se as forças de atrito das marés fossem suficientemente fortes para separar dois continentes como América do Sul e África, seriam igualmente fortes para terminar com a rotação da Terra num ano.
O grande "problema" de Wegener foi o desconhecimento do conceito de "litosfera" (só se conheceria daí as umas décadas), assim defendeu que as massas continentais assentavam e se deslocavam sobre o fundo oceânico, que seria "fluido", ora a Física e a Sismologia mostram que o fundo oceânico é rígido daí a força gravítica (bem conhecida) não ser suficiente. Daí ter sido relativamente fácil a Harold Jeffreys (um geofísico inglês notável) mostrar, de modo científico, que era fisicamente impossível para uma massa de rocha contínua tão grande separar-se através do fundo oceânico sem se fragmentar na totalidade.
Podes repetir as "continhas" feitas por Jeffreys, mas parece-me que só vais saber Física suficiente para esse exercício aí pelo 11ºano mas se quiseres posso confirmar com tua professora de Física.
Olá, é a Luana. Essas forças não poderiam ser resultantes, pois não têm a capacidade para tal - vai à página 113 do manual e lê o texto da atividade. :) Espero ter esclarecido a tua dúvida ;) bjs
De facto a Física demonstra que as "forças invocadas" por Wegener seriam incapazes para mover para norte massas continentais como a África ou a América do Sul, sobre a crosta oceânica
As críticas à Teoria da Deriva são importantes pois permitem-nos - perceber porque motivo a ideia da "movimentação dos continentes" foi "esquecida" durante quase 50 anos - perceber a importância dos avanços da ciência e tecnologia na "construção de mais ciência" - perceber como se "constrói ciência", isto é, qualquer teoria só é válida depois de amplamente discutida analisada, contra-argumentada ... por outros cientistas. Se for "verificável/confirmável" por todos então passamos a adoptá-la. As teorias científicas (Tectónica, Evolução, Big Bang, Gravidade, etc) não são aceites só porque acreditamos nos autores, mas sim porque foram validadas por cientistas das mais variadas áreas.
1º Tens de perceber o que é representado pelas linhas vermelhas próximas do Faial, a imagem da página 124 pode ajudar e o mapa da página 140 que vimos na aula de apoio também dá uma ajuda. 2º Vai à página 115 do manual e lê com atenção a "Actividade: Hipótese da expansão dos fundos oceânicos" 3º Relê a 4ª frase desse texto ( é aquela que sublinhámos no Apoio). 4º Agora, vai à página 119 do manual, abaixo da figura 14 tens a explicação "Como se dá o movimento da placas litosféricas". Lê com atenção o 1º parágrafo relativo ao número 1 da figura 14.
No separador 2012-2013 do "Caderno Diário" do Naturalmente, escolhe "Tectónica de placas", a animação "Expansão do fundo oceânico" (também viste na aula) vai dar-te uma ajuda a visualizar o processo.
Excelente pergunta Mariana, mas sem resposta fácil :((
As 2 teorias diferem em quase tudo: autores, argumentos, evidências, contributos de outras áreas da Ciência ... apenas têm em comum serem ambas teorias mobilistas (muiiiiito mal explicado: ambas defendem que a Terra tem apresentado modificações/alterações ao longo do tempo geológico), contradizendo assim as teorias imobilistas (muiiiiito mal explicado: defendem que a Terra mantem o seu aspecto/permanece inalterada ao longo do tempo geológico).
Muito basicamente a grande diferença tem a ver com "o que" se move. Segundo a teoria - da deriva, o que se move, são os continentes, sobre o fundo oceânico. - da tectónica, o que se move, são as placas litosféricas, sobre a astenosfera.
Boa noite Inês, Quanto à tua dúvida, gostava que fizesses o seguinte:
1º Vai à página 119 do manual e lê com atenção todos os pontos, presta particular atenção ao último. 2º vai ao separador 2012-2013 do "Caderno Diário" do Naturalmente e escolhe "Tectónica de placas", a animação "Motor e mecanismo global do movimento das placas tectónicas" vai dar-te uma ajuda. 3º Consegues traduzir por palavras tuas o que é explicado entre os 5min:30 e os 6min:10 do vídeo?
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Boa noite professora, tenho 2 duvidas para colocar: O que impediu que existissem marsupiais em todos os continentes? A falha de Santo André (pág 123) como se formou e que tipo de falha é?
Os marsupiais estiveram espalhados por toda a Pangeia. Confirma lendo com atenção a caixa de texto abaixo do coala da ficha de trabalho "Tectónica e Biogeografia".
Já agora, lê com atenção as perguntas e as respostas da ficha de trabalho "Tectónica e Biogeografia" que fizemos na aula.
Quanto à falha de Sto André, gostava que fizesses o seguinte:
1º Na página 123 do manual e lê com atenção o 1º parágrafo. Quais as placas que se movimentaram? 2º observa o esquema e responde à questão 1.3 da actividade. Aí está a resposta para a questão "como se formou a falha de Sto André"
Agora vais classificar a falha de Sto André: 1º Compara a falha de Sto André- último esquema da página 122- com os vários tipos de falhas identificadas na página 131. Como a classificas? Normal? Inversa? de desligamento?
2º volta a observar a falha de Sto André- último esquema da página 122 3º fixa um lápis ou uma borracha sobre um dos blocos da falha 4º roda o manual de modo a ficares de frente para o bloco onde fixaste o lápis 5º desloca o lápis/borracha ao longo da seta vermelha que está no esquema. 6º o lápis deslocou-se para a direita? ou para a esquerda? 7º Junta as tuas respostas às questões 1 e 6.
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Obrigado professora, quanto à classificação da falha pude observar que era um desligamento e que se deslocou para a esquerda, obrigado pelo esclarecimento :)
olá professora, estou a escrever aqui, porque não encontrei o tema " dinâmica interna da terra".
ResponderEliminarqueria que a professora me tirasse uma duvida, que é a seguinte:
- como é que cresce fundo oceânico?
obrigada (:
e agredecia que pussese os slides ;)
Boa noite Júlia,
ResponderEliminarObrigado pela indicação da "falta do tema", já está resolvido.
Já tens disponíveis os slides (das aulas) em 3 separadores do caderno diário 2012 - 2013:
- Estrutura interna da Terra
- Deriva dos Continentes
- Tectónica de Placas
Se tiveres dificuldades em visualizar avisa-me, ou por aqui ou pelo mail do costume (naturalmenteciencias@gmail.com)
Quanto à tua dúvida, gostava que fizesses o seguinte:
1º Vai à página 115 do manual e lê com atenção a "Actividade: Hipótese da expansão dos fundos oceânicos"
2º Relê a 4ª frase desse texto ( é aquela que sublinhámos no Apoio).
3º Agora, vai à página 119 do manual, abaixo da figura 14 tens a explicação "Como se dá o movimento da placas litosféricas"
4º Lê com atenção os 2 parágrafos relativos aos números 1 e 2 da figura 14 (são os 2 primeiros pontos dessa explicação)
5º Lê com atenção a explicação sobre "Limites divergentes" da página 121
6º Lê com atenção o 6º e 7ºpontos da página 125
Finalmente, vai ao separador 2012-2013 do "Caderno Diário" do Naturalmente e escolhe "Tectónica de placas", a animação "Expansão do fundo oceânico" (também viste na aula) vai dar-te uma ajuda a visualizar o processo.
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Muito obrigada professora Ana (;
ResponderEliminarSegui todos os passos e obtive o seguinte:
- O fundo oceânico cresce, quando ao magma ascende á superficie terrestre através do rifte. Ao atingir a superficie, o magma arrefece e empurra as placas de cada lado da dorsal, em sentidos opostos em dirrecção ás margens dos continentes.
Até segunda, e obrigada :D
Parabéns Júlia,
ResponderEliminarPelo que li a pesquisa foi bem feita.
A tua resposta está óptima :)))
Continuação de bom trabalho
Ana Paula
Olá professora, é a Luana e queria saber se, para o teste, é necessário saber as Críticas à Teoria da Deriva Continental?? ;)
ResponderEliminarOlá professora nao consigo fazer o exercio 2 e 4 da página 123:
ResponderEliminar2- Justica o aparecimento da Ilha do Fail no arquipélago dos Açores.
4- Dá uma explicação para a existência frequente de sismos nesta ilha dos Açores.
Olá professora tenho uma duvida sobre as criticas que eram feitas a Wegener:
ResponderEliminarAs criticas feitas a Wegener eram: E fisicamente impossível mover um continente sobre fundo oceânico; Que forças seriam suficientemente poderosas para fragmentar um enorme super continente; entre outras...
E depois Wegener dizia que as forças resultantes eram do movimento de rotação da Terra, da atração do Sol, e da Lua
E agora a minha pergunta é: Porque e que não podiam ser essas as forças resultantes?
Olá Mariana,
EliminarAs críticas foram dirigidas ao "mecanismo" e ao "motor" proposto por Wegener para a Deriva.
As críticas mais "demolidoras" foram as do matemático e físico Harold Jeffreys que provou a impossibilidade dos mecanismos propostos por Wegener para a migração continental. Por intermédio de cálculos simples, Jeffreys demonstrou que as forças geradas pela rotação da Terra não teriam a menor possibilidade de ocasionar a “migração dos continentes”, seria necessário multiplicá-las por 10x10x10x10x10x10. Também demonstrou que se as forças de atrito das marés fossem suficientemente fortes para separar dois continentes como América do Sul e África, seriam igualmente fortes para terminar com a rotação da Terra num ano.
O grande "problema" de Wegener foi o desconhecimento do conceito de "litosfera" (só se conheceria daí as umas décadas), assim defendeu que as massas continentais assentavam e se deslocavam sobre o fundo oceânico, que seria "fluido", ora a Física e a Sismologia mostram que o fundo oceânico é rígido daí a força gravítica (bem conhecida) não ser suficiente. Daí ter sido relativamente fácil a Harold Jeffreys (um geofísico inglês notável) mostrar, de modo científico, que era fisicamente impossível para uma massa de rocha contínua tão grande separar-se através do fundo oceânico sem se fragmentar na totalidade.
Podes repetir as "continhas" feitas por Jeffreys, mas parece-me que só vais saber Física suficiente para esse exercício aí pelo 11ºano mas se quiseres posso confirmar com tua professora de Física.
Continuação de bom estudo
Ana Paula
Olá, é a Luana.
EliminarEssas forças não poderiam ser resultantes, pois não têm a capacidade para tal - vai à página 113 do manual e lê o texto da atividade. :) Espero ter esclarecido a tua dúvida ;) bjs
Boa dica, Luana :))
EliminarDe facto a Física demonstra que as "forças invocadas" por Wegener seriam incapazes para mover para norte massas continentais como a África ou a América do Sul, sobre a crosta oceânica
Bom trabalho
Ana Paula
Obrigada professora :)
EliminarE obrigada Luana vê-se que es boa aluna :)
Olá Luana,
ResponderEliminarAs críticas à Teoria da Deriva são importantes pois permitem-nos
- perceber porque motivo a ideia da "movimentação dos continentes" foi "esquecida" durante quase 50 anos
- perceber a importância dos avanços da ciência e tecnologia na "construção de mais ciência"
- perceber como se "constrói ciência", isto é, qualquer teoria só é válida depois de amplamente discutida analisada, contra-argumentada ... por outros cientistas. Se for "verificável/confirmável" por todos então passamos a adoptá-la. As teorias científicas (Tectónica, Evolução, Big Bang, Gravidade, etc) não são aceites só porque acreditamos nos autores, mas sim porque foram validadas por cientistas das mais variadas áreas.
Bom trabalho
Ana Paula
Obrigada. É que não sabia se saía no teste e então estudei :P
EliminarOlá Marta,
ResponderEliminar1º Tens de perceber o que é representado pelas linhas vermelhas próximas do Faial, a imagem da página 124 pode ajudar e o mapa da página 140 que vimos na aula de apoio também dá uma ajuda.
2º Vai à página 115 do manual e lê com atenção a "Actividade: Hipótese da expansão dos fundos oceânicos"
3º Relê a 4ª frase desse texto ( é aquela que sublinhámos no Apoio).
4º Agora, vai à página 119 do manual, abaixo da figura 14 tens a explicação "Como se dá o movimento da placas litosféricas". Lê com atenção o 1º parágrafo relativo ao número 1 da figura 14.
No separador 2012-2013 do "Caderno Diário" do Naturalmente, escolhe "Tectónica de placas", a animação "Expansão do fundo oceânico" (também viste na aula) vai dar-te uma ajuda a visualizar o processo.
Se identificares o limite já consegues responder
Bom estudo
Ana Paula
Obrigada, pelo tempo que me dispensou num domingo bjs Marta:)
ResponderEliminarTudo bem Marta
EliminarIdentificaste o limite?
Conseguiste responder às questões?
Gostaria que a professora me tirasse uma duvida: O que e que distingue a teoria da deriva dos continentes da teoria da téctonica de placas?
ResponderEliminarObrigada xD
Excelente pergunta Mariana,
ResponderEliminarmas sem resposta fácil :((
As 2 teorias diferem em quase tudo: autores, argumentos, evidências, contributos de outras áreas da Ciência ... apenas têm em comum serem ambas teorias mobilistas (muiiiiito mal explicado: ambas defendem que a Terra tem apresentado modificações/alterações ao longo do tempo geológico), contradizendo assim as teorias imobilistas (muiiiiito mal explicado: defendem que a Terra mantem o seu aspecto/permanece inalterada ao longo do tempo geológico).
Muito basicamente a grande diferença tem a ver com "o que" se move. Segundo a teoria
- da deriva, o que se move, são os continentes, sobre o fundo oceânico.
- da tectónica, o que se move, são as placas litosféricas, sobre a astenosfera.
Dá uma olhadela nas páginas 124 e 125 do manual.
Até amanhã
Ana Paula
Professora, o que é que vai sair no teste?
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarDepende de que turma és.
Tenho "Margaridas" em 3 turmas ;))
Se fores da turma G, dá uma espreitadela à informação que está no "1º Toque", estão lá os tópicos para o teste do 8º G
Até já
Ana Paula
boa noite professoa, gostaria de tirar uma duvida: afinal o que faz mover as correntes de convecção?
ResponderEliminarBoa noite Inês,
EliminarQuanto à tua dúvida, gostava que fizesses o seguinte:
1º Vai à página 119 do manual e lê com atenção todos os pontos, presta particular atenção ao último.
2º vai ao separador 2012-2013 do "Caderno Diário" do Naturalmente e escolhe "Tectónica de placas", a animação "Motor e mecanismo global do movimento das placas tectónicas" vai dar-te uma ajuda.
3º Consegues traduzir por palavras tuas o que é explicado entre os 5min:30 e os 6min:10 do vídeo?
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Boa noite professora, tenho 2 duvidas para colocar: O que impediu que existissem marsupiais em todos os continentes? A falha de Santo André (pág 123) como se formou e que tipo de falha é?
ResponderEliminarObrigado :)
Boa noite Nuno,
EliminarOs marsupiais estiveram espalhados por toda a Pangeia.
Confirma lendo com atenção a caixa de texto abaixo do coala da ficha de trabalho "Tectónica e Biogeografia".
Já agora, lê com atenção as perguntas e as respostas da ficha de trabalho "Tectónica e Biogeografia" que fizemos na aula.
Quanto à falha de Sto André, gostava que fizesses o seguinte:
1º Na página 123 do manual e lê com atenção o 1º parágrafo.
Quais as placas que se movimentaram?
2º observa o esquema e responde à questão 1.3 da actividade.
Aí está a resposta para a questão "como se formou a falha de Sto André"
Agora vais classificar a falha de Sto André:
1º Compara a falha de Sto André- último esquema da página 122- com os vários tipos de falhas identificadas na página 131.
Como a classificas? Normal? Inversa? de desligamento?
2º volta a observar a falha de Sto André- último esquema da página 122
3º fixa um lápis ou uma borracha sobre um dos blocos da falha
4º roda o manual de modo a ficares de frente para o bloco onde fixaste o lápis
5º desloca o lápis/borracha ao longo da seta vermelha que está no esquema.
6º o lápis deslocou-se para a direita? ou para a esquerda?
7º Junta as tuas respostas às questões 1 e 6.
Deixa-me aqui a resposta (numa frase curta) à tua dúvida, ok?
Obrigado professora, quanto à classificação da falha pude observar que era um desligamento e que se deslocou para a esquerda, obrigado pelo esclarecimento :)
Eliminar"Desligamento" está muito bom!
EliminarSó tem um problema: é DIREITO ... repete o passo 5
Até amanhã
Ana Paula
boa noite professora, estou mesmo com dificuldades em descrever isso por palavras minhas, não sei o que é importante dizer, o que seria correto dizer?
ResponderEliminarQue tal rever o filme?
ResponderEliminarToma em atenção: o calor remanescente da formação do planeta e a desintegração dos elementos radioactivos
Bom trabalho
Ana Paula
ah, acho que é devido ao facto do calor ser menos denso logo ascende! correto?
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